terça-feira, 27 de julho de 2010

O Esporte - modalidade e treinamento

O Esporte pode ser definido como um conjunto de atividades, exercícios físicos praticados com um método de forma individual ou em equipe.
Ao analisar os tipos específicos de atividades que surgiram com a evolução da atividade esportiva, pode ser identificada uma grande variedade de modalidades com distintos temas de competição, métodos de condução das provas e com conjunto de regras específicas.
As atividades esportivas têm características que permitem sua diferenciação em cíclicas, acíclicas ou semicíclicas (combinação de cíclicas/acíclicas)
Esportes ou modalidades cíclicas são caracterizadas pela repetição contínua e prolongada de determinado gesto esportivo. Corrida, ciclismo, natação, remo são exemplos.
Modalidades acíclicas são as que não têm repetição contínua do movimento e que a naturalidade e espontaneidade são marcantes.
Futebol, voleibol, basquetebol, handebol estão entre os mais populares.
Semicíclicos integram atividades repetitivas e espontâneas simultaneamente. Muitos esportes envolvem combinações de atividades cíclicas e acíclicas.
Embora as requisições específicas de cada modalidade que podem ser treinadas sejam variáveis, existem componentes funcionais que são comuns para o desenvolvimento da performance: força, endurance, velocidade e coordenação.
A performance atlética e o treinamento esportivo são construídos com as diferentes variáveis (força, endurance, velocidade e coordenação) e tipos de atividades (cíclicas, acíclicas) que se inter-relacionam nos diferentes grupos de exercícios (competitivos, preparatórios especiais e preparatórios gerais).

A chave para obter um condicionamento físico ideal não está na quantidade de treinos realizados, mas na velocidade com que seu organismo se recupera de um treino. Quanto mais rápida é esta recupe-ração, mais cedo estará pronto para o próximo treino. Existem diversos fatores que influenciam a recuperação, como idade, tempo de treinamento, personalidade, temperatura ambiente, alimentação e principalmente fatores individuais. Somente você conhece suas reais condições físicas e mentais e pode avaliar seu tempo ideal de descanso. Não esqueça, descanso é um componente muito importante e deve ser incluído em sua programação de treinos.

Dica: Aulus Sellmer.

Fonte: Labirinto do Corpo

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Oxyfit na revista Corpo a Corpo
A Oxyfit está presente na edição nº259 da revista Corpo a Corpo. Voltada para o público feminino, a revista traz informações sobre beleza, nutrição, saúde e fitness. Na capa a atriz Giovanna Ewbank dá dicas para manter o corpo impecável.

quarta-feira, 14 de julho de 2010


Nos dias, 15, 16 e 17 de Julho, acontece a 12º edição do Rio Sports Show. Ocupando 4 pavilhões do Píer Mauá, no Rio de Janeiro, este grande evento voltado principalmente para o segmento de nutrição esportiva, fisioterapia esportiva e fitness contará com diversos expositores de confecção, onde a Oxyfit estará presente, além de equipamentos de musculação, acessórios de ginástica, hidro e natação, softwares, consultorias e serviços na área da fisioterapia e saúde. Destaque para o estande da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, voltado para as necessidades da terceira idade, além do ExpoNutrition, primeira feira e congresso dedicado à nutrição esportiva no Brasil.

terça-feira, 6 de julho de 2010

O Corpo Humano pode ser treinado e aperfeiçoado


É sabido que o organismo intacto sempre tende a manter a homeostase, o equilíbrio dinâmico nas suas relações com as exigências exteriores e interiores. Através do treinamento, o indivíduo - seu organismo - adquire um potencial de adaptação a situações de maior exigência e maior rendimento.
A aplicação de estímulos funcionais progressivos e de intensidade crescente tem efeito sobre o organismo, que resultará em melhora do rendimento nas situações específicas.
O treinamento esportivo não se reduz porém a consecução de objetivos puramente competitivos; é muito mais rico; é um método de aperfeiçoamento físico e psicossomático capaz de melhorar o rendimento não somente no esporte como também no trabalho. Uma boa condição física serve como facilitador para maior capacidade de iniciativa, concentração e atividade intelectual, tem efeitos multifacetados sobre o homem, notáveis também em seus contatos inter-humanos com reflexos sociais ocupando uma parte essencial da vida humana, na educação e auto-educação moral.
O treinamento é importante para os médicos como instrumento na prevenção e promoção da saúde, além de meio para restituição e melhoria da saúde e vitalidade do homem.

Fonte: Labirinto do corpo